13 junho 2010

"O ponto" de Peter H. Reynolds

Ao longo do ano, visitei as escolas do 1.º ciclo do Agrupamento e levei até aos alunos uma história: a escolhida foi "O ponto", de Peter H. Reynolds. É a história de uma menina, a Vera, que dizia que não sabia desenhar...
Não conto mais!!! Para saber mais sobre o livro, clica nele.
 
Este livro é um estímulo à criatividade, mas também uma lição para aqueles que subestimam as suas potencialidades... Se acreditarmos em nós e naquilo que somos capazes de fazer e criar, tudo é possível, tudo está ao nosso alcance... Basta acreditarmos que somos capazes!!

Após a leitura e exploração da obra, lancei um pequeno desafio aos alunos: sugerir um novo título para o livro e criar uma nova capa, para tentar perceber o que mais os tinha marcado desta singela história. 
Eis a ficha que lhes foi entregue:

(À capa original foram retirados o título e a ilustração.)

Eis as propostas de alguns alunos:

 Trabalhos realizados pelos alunos da E. B. 1 de Vale do Calvo.



Outra proposta de actividade foi a de, à semelhança da Vera, procurar deixar a sua marca. Para isso, foi distribuída uma ficha adaptada a partir da sugestão disponível no sítio da Editora Bruaá.

Os trabalhos que se seguem são da autoria dos alunos da E. B. 1 da Junceira. 
Autênticas obras de arte, não acham!!?



E para terminar, aqui fica o trabalho realizado pelos alunos da E. B. 1 de São Miguel (turma da manhã e turma da tarde). 
Os alunos pegaram em pincéis, esponjas e rolos e deram largas à imaginação registando cada um a sua marca.




Sem comentários:

Enviar um comentário