19 dezembro 2010

Feliz Natal!

O Natal aproxima-se a passos largos! Muitas crianças já se encontram de férias, ansiosas que chegue o Natal para viver a magia dessa noite com a família e os amigos.

Até lá, aqui ficam algumas sugestões de leitura, algumas ligações para espreitar e cantar e desenhos para colorir!

São muitos os livros alusivos ao Natal. Seguem-se apenas algumas propostas:

Ninguém dá prendas ao Pai Natal, de Ana Saldanha

Sinopse: O próprio título pisca o olho ao pequeno leitor, apresentando-lhe um «mundo às avessas» em que o Pai Natal está triste porque ninguém lhe dá prendas. Entram depois em cena, trazendo-lhe presentes, figuras de contos tradicionais que as crianças conhecem bem: o Capuchinho Vermelho, a Gata Borralheira, o João Ratão, a Bruxa da Casinha de Chocolate, a Raposa e o Lobo Mau. Esta pequena história, marcada por um humor subtil, acaba de modo feliz, com todos participando numa inédita ceia de Natal.

Fonte: http://www.bertrand.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=113049



A noite de Natal, de Sophia de Mello Breyner Andresen (disponível na nossa biblioteca)

A Noite de Natal oferece-nos uma imagem renovada do maravilhoso cristão (e do ideal que o inspira), plena de significado social e individual. Várias das personagens infantis de Sophia apresentam-se-nos, é certo, como crianças sem dificuldades materiais. Mas, além da solidão e da orfandade afectiva que por vezes as caracteriza, e que são também atributos da protagonista de A Noite de Natal, surge neste conto a orfandade social de Manuel, como uma reencarnação de Cristo, que no final vem dar sentido aos valores da amizade, da partilha e da busca de uma união entre o humano e o sagrado. (José António Gomes)  Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

in http://www.bibliotecageral.com/livro/A-Noite-de-Natal
Eu sei tudo sobre o Pai Natal, de Nathalie Delabarre
Sinopse: Iniciando-se com a frase «os crescidos dizem que…», este pequeno hino à figura do Pai Natal vem reforçar a sua existência e provar a todos os meninos que ele não só existe como continua a visitar todas as casas, ou melhor, aquelas casas que têm árvores de Natal, em cada ano que passa. As dificuldades enunciadas pelos adultos são rapidamente desconstruídas pelo menino protagonista desta história que encontra resposta para qualquer ideia feita. O importante é acreditar que realmente o Pai Natal existe e toda a tradição de que ele faz parte encontra significado na mentalidade dos pequenos leitores. As crianças são a prova viva de que a lenda perdura ao longo dos tempos e se mantém acima de todas e quaisquer contrariedades. Por isso, não vale a pena dizerem que o Pai Natal não existe quando todos sabem que isso não é verdade.

in: http://www.wook.pt/ficha/eu-sei-tudo-sobre-o-pai-natal/a/id/395822


O meu primeiro Natal, de Margarida Fonseca Santos
(disponível na nossa biblioteca)

Sinopse: O Frik, o pequeno cocker preto que ficaste a conhecer na sua primeira história – Chamo-me Frik e já Tenho Dono – tem andado muito admirado com um objecto estranho que apareceu lá em casa. Parece uma árvore, mas não é. Em vez de folhas tem umas agulhas muito afiadas que…au, au, au… lhe picam o focinho sempre que ele tenta aproximar-se. Mas por que será que toda a gente anda tão interessada naquela coisa cheia de agulhas? Foi só quando o Pedro pegou nele ao colo e lhe explicou o que se passava que pôde finalmente compreender tudo. Aquilo era um pinheiro, e estava assim todo bonito porque era Natal, uma época muito especial, segundo disse o Pedro, e o Frik acreditou porque todos estavam muito felizes e havia presentes para toda a gente. Até ele recebeu uma prenda maravilhosa. Mas não te vou contar o que foi porque é muito mais engraçado leres esta nova história do Frik e seres tu a descobrir como foi o primeiro Natal deste cachorrinho amoroso.
in http://www.presenca.pt/livro/infantis-juvenis/lusofonos/o-meu-primeiro-natal/?fz=Listagem+Por+Pesquisa&search_word=o meu primeiro natal



Alguns sítios a visitar:
http://natalnatal.no.sapo.pt/index.htm (Natal, história, costumes, ...)
http://web.educom.pt/pr1305/natal.htm (Natal, histórias, canções, ...)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal (Natal, a origem e as tradições)
http://www.pititi.com/festas/natal/historianatal.htm (Natal, história e curiosidades)
http://natal.com.pt/ (Natal, canções, receitas, ...)



Alguns vídeos alusivos ao Natal...









Desenhos para colorir...



Quero ainda partilhar convosco um lindo poema de Fernando Pessoa:

É Dia de Natal

Chove. É dia de Natal.
Lá para o Norte é melhor:
Há a neve que faz mal,
E o frio que ainda é pior.

E toda a gente é contente
Porque é dia de o ficar.
Chove no Natal presente.
Antes isso que nevar.

Pois apesar de ser esse
O Natal da convenção,
Quando o corpo me arrefece
Tenho o frio e Natal não.

Deixo sentir a quem quadra
E o Natal a quem o fez,
Pois se escrevo ainda outra quadra
Fico gelado dos pés.


Desejo a todos um Feliz Natal!
Com muitas leituras à mistura!


Sem comentários:

Enviar um comentário