14 fevereiro 2011

14 de Fevereiro - Dia de São Valentim

Hoje é Dia de São Valentim, também conhecido como Dia dos Namorados.  Mas... Quem foi Valentim?

A Lenda de São Valentim

     Valentim era um sacerdote do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte mas os romanos não se alistavam porque estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...
     Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra.          
     Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos. Pelo que o Imperador decretou a proibição dos casamentos dos jovens.
     Valentim não concordou com esta ordem do imperador e terá casado muitos casais em segredo. Quando foi descoberto prenderam-no e foi condenado à morte.
     Enquanto estava na prisão Valentim recebia visitas de uma bela jovem, filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo.
     No dia da execução da sentença, dia 14 de Fevereiro, por ordem do Imperador, foi decapitado, tendo deixado um bilhete à sua amada dizendo «Do teu Valentim».
    
     Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens amorosas no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.

Para saber mais, podes consultar os seguintes sítios:
http://www.minerva.uevora.pt/14fev/historia.htm
http://www.leme.pt/destaques/diadosnamorados.html
http://desenhos.kids.sapo.pt/dia-de-sao-valentim.html


Para celebrar o Dia de São Valentim, a par das actividades propostas pelas professoras nas suas aulas, a Piscateca criou o Correio da Amizade. Desde a passada quinta-feira, tem recebido as cartinhas dos alunos que foi guardando na caixa de correio colocada na biblioteca para o efeito.


Hoje, Dia de São Valentim, chegou o momento de distribuir o tão esperado correio!

Click to play this Smilebox greeting
Create your own greeting - Powered by Smilebox
Customize your own greeting card



A Piscateca reservou uma surpresa para os que hoje visitaram a biblioteca!
Para além dos desenhos para colorir, os alunos tinham à sua espera uma pequena pregadeira em forma de coração que podiam decorar a seu gosto!
Receberam esta actividade com muito entusiasmo e animação!



Click to play this Smilebox greeting

  
Seguem-se umas sugestões de leitura para a semana,
inspiradas no tema do amor e da amizade!








BOAS LEITURAS!
E, afinal, Dia de São Valentim é sempre que nós quisermos!


1 comentário:

  1. Parabéns à nossa professora bibliotecária, pelos belos momentos que nos tem proporcionado, nestes dois anos de trabalho nesta escola.
    Estamos à espera de novos encontros com autores e ilustradores pois tem sido muito bom, afinal eles são pessoas como nós, só que com mais talento.
    Obrigada por tudo o que nos tem ajudado, pela tecnologia e pela simpatia.
    Jornalitovirtual

    ResponderEliminar