03 abril 2011

Semana da Leitura 2011

No passado dia 21 de Março, demos início à Semana da Leitura na E. B. 1 de Santo António. Este ano, o PNL associa-se ao Ano Internacional das Florestas, pelo que a Semana da Leitura iniciou-se no Dia Mundial da Árvore, dia 21 de Março. Este é também o Dia da Primavera e o Dia Mundial da Poesia!
Festejámos a chegada da Primavera e homenageámos as árvores e a poesia. Plantámos uma árvore que nos foi gentilmente oferecida pela Câmara Municipal de Tomar e enfeitámo-la com folhinhas de papel decoradas pelos alunos e com poemas alusivos às árvores e aos livros. Foi um momento animado no qual participaram várias crianças que, entusiasmadas deram um pequeno - mas importante - contributo para a conservação e vida do nosso lindo planeta azul! 

Preparativos para a decoração da árvore.

Preparativos para a decoração da árvore.


Plantação da árvore.

Plantação da árvore.

Decoração da árvore.


No decorrer da Semana da Leitura, outras actividades aconteceram...
O pai do José (2.º ano) foi à turma BT2 ler uma linda história sobre a Natureza. Bombeiro de profissão, respondeu às muitas perguntas colocadas pelos alunos e alertou para os cuidados a ter com a floresta. Distribuiu folhetos informativos sobre a prevenção dos incêndios. Foi muito interessante e educativo!





Para celebrar o Ano Internacional das Florestas, pintámos uma árvore que foi e irá ser enfeitada com as mãos dos alunos e mensagens alusivas às árvores. Colocada na biblioteca, esteve em destaque ao longo da semana e estará até ao final deste período para que os alunos possam continuar a deixar as suas homenagens à floresta.









Ao longo da semana, decorreu também a Feira do Livro na biblioteca, com destaque para a Poesia e para a Floresta.




A Semana da Leitura encerrou com a Hora do Conto, no dia 26 de Março, na biblioteca da escola. O livro escolhido foi "A árvore generosa" de Shel Silverstein. Depois do momento de leitura, foram convidados a enfeitar uma árvore de forma "generosa".






E para quem ainda não leu, a Piscateca recomenda vivamente! Uma lindíssima história de amor entre uma árvore e um menino!

SILVERSTEIN, Shel - A árvore generosa. Bruaá Editora, 2008. (Disponível na nossa biblioteca.)
 

BOAS LEITURAS!

Sem comentários:

Enviar um comentário