04 junho 2011

A arte e os museus

No dia 18 de Maio, como é sabido, celebra-se o Dia Internacional dos Museus.
A turma do 2.º ano, numa sessão que decorreu na biblioteca da escola, preparou-se para visitar o museu municipal e assim assinalar com as devidas honras essa data.
A sessão iniciou com a leitura de um texto de António Torrado, escrito especialmente para o Dia Internacional dos Museus, "A Dama do Retrato" ...

A dama do retrato (clica no título para leres a história)

...E continuou com a descoberta do livro "Ah!" de Josse Goffin, que logo arrancou um Ah! de admiração ao virar da primeira página... 




 
Através da exploração do livro, falámos de arte, da importância dos museus e do que lá podemos encontrar. Falámos sobre as obras de arte presentes ao longo do livro...


Foi o pretexto para falarmos dos museus que podemos visitar, aqui , tão perto de nós, na nossa linda cidade de Tomar. Logo alguns falaram do Museu dos Fósforos, mas de seguida, o silêncio poisou as suas asas na biblioteca: não conheciam, ou pelo menos, não se lembravam de mais nenhum!

Mostrei-lhes então esta fotografia:



Algumas crianças souberam logo indicar a sua localização; não souberam, no entanto, o seu nome: o Núcleo de Arte Contemporânea de Tomar. Quando lhes disse que iríamos visitar o NAC , o Museu Municipal, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, o entusiasmo foi notório.
Mas antes da visita, e para terminar a sessão na biblioteca, tinha um pequeno desafio para lhes lançar:

Foi entregue a cada aluno uma folha dobrada na qual se podia ver desenhada uma caneta. Abrindo a folha, a partir da parte do desenho visível, deviam dar continuidade àquela forma, à semelhança do que fez o ilustrador Josse Goffin no seu livro Ah! e, para finalizar, colar no seu desenho uma pequena imagem da Árvore azul do artista José de Guimarães, peça que recebe os visitantes do museu e visível na foto acima.
Aqui ficam alguns dos trabalhos realizados:








Como a chuva nos pregou uma partida, não pudemos visitar o museu no dia 18, conforme tínhamos combinado. Tivemos que adiar a nossa visita para o dia seguinte.

Fomos muito bem recebidos e a nossa anfitriã tinha uma pequena surpresa para nós: umas divertidas actividades para podermos explorar o museu e as suas obras. Os alunos receberam o desafio com muita animação.



Se ainda não visitaste o NAC (Núcleo de Arte Contemporânea), aproveita o fim-de-semana e vai ao museu! Os museus guardam a nossa história, a nossa cultura...

Se és um apaixonado de arte e de museus, recomendo-te vivamente estes sítios:


Sem comentários:

Enviar um comentário