16 setembro 2011

Novo ano letivo com nova ortografia!


     O ano letivo 2011/2012 já começou. Neste primeiro dia tiveram oportunidade de rever os vossos professores, os amigos e a vossa escola! Para os alunos do primeiro ano este foi um dia muito importante, pois conheceram a vossa nova escola, a vossa professora e, com certeza, novos meninos com os quais terão oportunidade de criar novas amizades. Sem dúvida, um dia muito especial!
     A todos desejo um ótimo ano letivo com muito sucesso!

     Este novo ano traz algumas mudanças, nomeadamente a adoção do novo Acordo Ortográfico.
    Como provavelmente terão reparado, a Piscateca já o adotou e, para facilitar a tarefa a todos os seus seguidores e leitores (alunos e público em geral), aqui ficam algumas ligações que podem ser bastante úteis:

- A Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) disponibiliza informação e recursos importantes para esta fase inicial de adaptação.


    Esclarece-nos relativamente à aplicação do acordo ortográfico na avaliação externa dos alunos e apresenta-nos o respetivo calendário de implementação para os diferentes anos de escolaridade.
     Disponibiliza ainda notícias, recursos e propostas de actividades. Todos os documentos se encontram PDF. Diversificados e fáceis de consultar. 
     Para acederem à página, cliquem em DGIDC.




- O verificador ortográfico (para o Office 2007 ou 2010) atualizado pela Microsoft Office é uma ferramenta muito útil e fácil de instalar!
     Basta aceder à página http://www.microsoft.com/portugal/acordoortografico/default.mspx e seguir as indicações:
     » Em primeiro lugar, selecionem o Microsoft Office instalado no vosso computador.

     » Seguidamente, cliquem na caixa Transferir.


     » Cliquem em Executar e sigam as restantes indicações.


     Em poucos segundos, terão a aplicação instalada!
    

- O conversor para a nova ortografia, disponível no Portal da Língua Portuguesa (PLP), representa também um útil instrumento e auxiliar de trabalho e de estudo.


     » Selecionem o sistema operativo do vosso PC e sigam as instruções apresentadas, à semelhança da aplicação do verificador ortográfico da Microsoft.
     » O PLP apresenta ainda outros recursos muito úteis: Dicionário de Gentílicos e Topónimos, Dicionário de Estrangeirismo, entre outros.

     Como devem imaginar, os livros existentes na nossa biblioteca estão escritos segundo a "antiga" ortografia. Continuam no entanto a ser os nossos grandes amigos! Os que nos fazem sonhar, sorrir, aprender! Por isso, aqui ficam algumas propostas de Leitura:

Sou demasiado pequena para ir à escola de Laurem Child.
Será mesmo?

Eu vou para a escola, editado pela Fleurus.

O primeiro dia de escola, o mais recente livro de António Mota.
 BOAS LEITURAS e...
Nessas viagens pelas palavras dos livros, divirtam-se a descobrir as 
que mudam com o acordo ortográfico. 

Uma forma divertida de, pouco a pouco,
se adaptarem a esta nova forma escrever algumas palavras!

Sem comentários:

Enviar um comentário