05 outubro 2011

5 de outubro, Implantação da República

O Leão

Todos chamavam ao Leão
o Rei dos animais.
Mas, um dia,
uma revolução
faz cair a monarquia
e os privilégios reais.

Veio a república e, então,
marcou-se logo a eleição
para eleger o Presidente.
O Leão, inteligente
e com manha,
concorre e ganha.

Só não perdoa
ter perdido a coroa.




Bichos diversos em versos,
Texto Editores, 2008.






Este pequeno poema retrata de forma divertida um momento importante da história do nosso país: a queda da monarquia e a implantação da república. 

Tudo aconteceu há 101 anos...

Para saber mais, podem consultar a mensagem publicada no nosso blogue aquando da Comemoração do Centenário da implantação da República em http://piscateca.blogspot.com/search/label/Hist%C3%B3ria%20de%20Portugal.

Na nossa biblioteca estão disponíveis dois livros muito interessantes:

Título: 7x1910
Autor: Margarida Fonseca Santos
Editora: Gailivro
Sinopse

7x 1910 Histórias da República é um conjunto de sete histórias cujas personagens principais, falando na primeira pessoa, são objectos carregados de simbologia: O Mapa Cor-de-Rosa é acusado de estar na origem do célebre Ultimatum de 1890 , um antecedente que terá contribuído para o assassinato de D. Carlos I e mais, tarde, para a implantação da República. A Bala que estava dentro da pistola do Almirante Cândido dos Reis que se suicidara, pensando que a revolução tinha falhado. Acompanhado por um ordenança, o diplomata alemão preocupado com a vida dos estrangeiros que residiam no Avenida Palace pega na Bandeira Branca e segue rumo ao Marquês de Pombal, onde se encontravam muitos Republicanos. Estes ao verem-no chegar com a bandeira branca, pensaram que a Monarquia se tinha rendido. A Coroa Real que vive despeitada porque nunca mais foi posta numa cabeça de rei ou rainha desde o tempo de D.João IV. O Navio de Guerra que quando disparou sobre os edifícios do Ministério teve a certeza de que minou a confiança dos militares que defendiam a Monarquia. O Iate Real D. Amélia que levaria o rei deposto D. Manuel II e toda a família real até Gibraltar, onde ficariam a salvo. A Varanda - Foi a partir da varanda da câmara Municipal de Lisboa, que José Relvas proclamou a República no dia 5 de Outubro de 1910. 



Título: Era uma vez a República
Autor: José Fanha
Editora: Gailivro

Sinopse
Será que sabemos o que é uma República? Qual é a diferença entre a República e a Monarquia? Quem concebeu O Mapa Cor-de-Rosa? Como é que nasceu o Hino Nacional? Como é que se escolheu a nova bandeira portuguesa? Quem é que era eleito para o Parlamento? O que é a Maçonaria? E a Carbonária? Porque é que assassinaram o rei D. Carlos? Quem foi Afonso Costa? Porque é que chamavam o Presidente-rei a Sidónio Pais? De uma forma bastante coloquial, José Fanha elabora um conjunto de textos sobre o 5 de Outubro de 1910, onde nos relata os antecedentes que levaram à implantação do regime republicano em Portugal. 

Eis um pequeno vídeo de apresentação desta última proposta.



Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário