04 outubro 2011

Dia Mundial do Animal

"O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 04 de Outubro.
A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença (Itália). A escolha teve em conta o facto do dia 4 de Outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

O Dia Mundial do Animal é celebrado em várias países, através de várias eventos e iniciativas.
Os principais objetivos da celebração do Dia Mundial do Animal são:
  • Sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;
  • Mostrar a importância dos animais na vida das pessoas;
  • Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes."


Como sabem, muitos animais são maltratados pelos seus donos e/ou abandonados. Muitas espécies de animais estão em vias de extinção devido, entre outros fatores, à caça desenfreada e à destruição dos seus habitats. O Dia Mundial dos Animais pretende sensibilizar as pessoas para a importância de todos os seres do nosso planeta; devemos respeitá-los e preservá-los.

O mundo animal é maravilhoso, pela sua diversidade e beleza. Eis algums sugestões de títulos (todos disponíveis na nossa biblioteca) para melhor conhecerem este fascinante mundo:





Também vos sugerimos alguns sítios muito interessantes:

Deixo-vos algumas propostas de atividades para celebrar esse dia e recordar que os animais são nossos amigos e que devemos preservá-los e respeitá-los!
(Pregadeiras, recortes de animais e sopas de letras são algumas propostas.)



Molde para recortar o elefante.


Encontram estas e muitas outras ideias de coisas para fazer e criar sobre o tema dos animais (e não só...) no livro editado pela Edicare, 365 coisas para fazer e criar, um livro que a Piscateca recomenda vivamente!
Disponível na nossa biblioteca.

Cliquem na imagem para imprimir.

Cliquem na imagem para imprimir.



E como já vem sendo hábito, aqui ficam algumas propostas de leitura sobre os animais.

Título: Histórias de animais e outras que tais
Autor: António Torrado
Editora: Civilização


Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.
São todos animais de companhia, que mais não seja de uma leitura entrecortada de risadas, porque estes bichos são mesmo divertidos.
Pulgas, rãs, grilos, minhocas, macacos, gatos e galinhas todos partilham o mesmo jardim zoológico de trazer por casa.
Com carinho pelos animais aqui retratados e uma ponta de ironia, António Torrado proporciona neste livro sobejos motivos de boa disposição, que as ilustrações de Chico sublinham, num corropio de alegria.




Título: Anedotas de animais
Autor: Tiago Salgueiro
Editora: Gailivro

Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.
Este Livro reúne um conjunto de anedotas breves, bem-dispostas e inteligentes que poderás contar aos teus amigos e familiares. Também as podes guardar só para ti!



Título: Poemas com animais
Autor: Vários
Editora: Gailivro

Sinopse
Uma visita a alguns dos nossos maiores poetas e da forma como eles falam dos animais, os reais e os simbólicos, os domésticos e os selvagens, os que nos saltam para dentro dos pesadelos. A poesia escrita e dita, proposta a todos e especialmente aos jovens numa viagem através do que há de melhor na música da nossa língua. Pela voz de José Fanha, conhecido poeta e declamador, cria-se a chave para o encontro dos leitores com a música da língua em cada poema.
Fonte: http://www.wook.pt/ficha/poemas-com-animais/a/id/48909


Título: Bichos diversos em verso
Autor: António Manuel Couto Viana
Editora: Texto

Sinopse
«Aliar, no mesmo livro, um grande poeta, que soube traduzir música em palavras e reconvertê-las em música, a um excelente autor para crianças, que sempre imprimiu o selo da qualidade naquilo que para elas escreveu, sem cedências nem diminutivos, é caso raro. Essa conjugação de dons do poeta, do dramaturgo, do ensaísta, do memorialista António Manuel Couto Viana patenteia-se em mais este livro que adultos e crianças vão ler e reler com inesgotável encantamento.» (António Torrado).
Fonte: http://www.mediabooks.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=5633

Sem comentários:

Enviar um comentário