07 outubro 2012

Metas curriculares de Português e Educação literária no 1.º ciclo

"Sobre as metas curriculares
As metas curriculares são uma iniciativa do Ministério da Educação e Ciência, surgindo na sequência da revogação do documento “Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais” (Despacho n.º 17169/2011, de 23/Dezembro). Conjuntamente com os atuais Programas de cada disciplina, as metas constituem as referências fundamentais para o desenvolvimento do ensino: nelas se clarifica o que nos Programas se deve eleger como prioridade, definindo os conhecimentos a adquirir e as capacidades a desenvolver pelos alunos nos diferentes anos de escolaridade (cf. Despacho n.º 5306/2012, de 18/Abril." (...)
PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral da Educação: Metas Curriculares do Ensino Básico Homologadas. [Em linha]. [Consult. 2012-10-07]. 

Poderão aceder ao documento completo aqui.


Na disciplina de Português, em particular, estão definidos quatro domínios de referência para o 1.º (e 2.º) Ciclo:  Oralidade, Leitura e Escrita, Educação Literária, Gramática.

"Especificamente para o domínio da Educação Literária, foi criada uma lista de obras e textos literários para leitura anual, válida a nível nacional, garantindo assim que a escola, a fim de não reproduzir diferenças socioculturais exteriores, assume um currículo mínimo comum de obras literárias de referência para todos os alunos que frequentam o Ensino Básico. Para o 1.º e o 2.º Ciclos, foram, neste domínio da Educação Literária, definidos como mínimo, respetivamente, sete e oito títulos." (In Metas curriculares de Português - Ensino Básico - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos)

Disponível em WWW:http://www.dgidc.min-edu.pt/index.php?s=noticias&noticia=396>



No sentido de apoiar alunos e professores, procurámos, dos títulos constantes das Listas de Obras e Textos para (Iniciação à) Educação Literária, os títulos disponíveis em linha (em páginas devidamente autorizadas), para que, em casa ou na biblioteca, os alunos possam contactar com as propostas apresentadas, ler e reler...

Encontrámos alguns títulos... apenas para 1.º e 2.º anos:

  • Dez dedos, dez segredos, de Maria Alberta Menéres (1.º Ano)
Disponível na Biblioteca Digital do PNL em:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=dezdedosdezsegredos


  • Uma flor chamada Maria, de Alves Redol. (2.º Ano)
Disponível na Biblioteca Digital do PNL em

  • Bichos, bichinhos e bicharocos, de Sidónio Muralha. (2.º Ano)
Disponível no Cata Livros emhttp://www.catalivros.org/portal/bo/portal.pl?pag=02n4_ficha_do_livro&janpap_id=188

  • Estranhões e Bizarrocos, de José Eduardo Agualusa. (2.º Ano)
Disponível no Cata Livros em: http://www.catalivros.org/portal/bo/portal.pl?pag=02n4_ficha_do_livro&janpap_id=23

  • Fala Bicho, de Violeta Figueiredo. (2.º Ano)
Disponível na Biblioteca Digital do PNL em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=falabicho


Esta lista será atualizada sempre que forem encontrados novos títulos disponíveis para consulta em linha.

Ilustração de Eleonora Arroyo,
em http://eleonoraarroyoilustraciones.blogspot.pt/


Boas Leituras!




Sem comentários:

Enviar um comentário